Diabetes Mellitus, conheça a doença e como se prevenir.

 

A insulina é responsável por transportar a glicose do sangue para dentro das células e o Diabetes Mellitus resulta de sua deficiência, resistência à sua ação ou ambos, caracterizando-se por glicose sanguínea elevada (hiperglicemia). Há diferentes tipos de Diabetes Mellitus, conforme a causa.

A manifestação caracteriza-se por muita sede, vontade frequente de urinar, fome intensa com perda de peso, visão embaçada, infecções repetidas, fadiga, dores nas pernas. Em outros casos não há sintomas ou são vagos e pode-se demorar a descobrir a doença.

O diabetes deve ser pesquisado em indivíduos com 45 anos ou mais, ou em mais jovens obesos e na presença de fatores de risco (sedentarismo, história familiar, diabetes gestacional prévio, hipertensão, alteração de colesterol e triglicérides, intolerância à glicose).

A hiperglicemia crônica associa-se a dano em vários órgãos: olhos, rins, coração, vasos sanguíneos. O controle da glicose é o objetivo do tratamento e previne as complicações.

Prevenção:

Equilíbrio nutricional, exercícios físicos e adequação do peso são importantes na prevenção da doença e no tratamento, no qual se podem usar também medicamentos orais e/ou insulina. É essencial controlar a hipertensão arterial, obesidade, colesterol, triglicérides e interromper o tabagismo.

Exames úteis no acompanhamento do diabético

Glicemia de jejum
Glicemia pós-prandial
Hemoglobina glicada
Frutosamina
Colesterol total e frações
Triglicérides
Creatinina sanguínea
Microalbuminúria
Clearence de creatinina

Consulte seu médico para avaliação clínica e recomendação de exames laboratoriais.

 

 (FONTE: Instituto HP)