Hipertensão, conheça a doença e as formas de prevenção.

 

A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica com alta ocorrência na população mundial. Atinge 30% dos brasileiros e mais de 50% dos idosos. Conhecida como pressão alta, é a elevação da pressão arterial acima de 140/90 mmHg (14 por 9). O diagnóstico deve ser validado por medidas repetidas, pelo menos em três ocasiões distintas e em condições ideais. Atualmente as doenças cardiovasculares, como infarto e derrame cerebral, são responsáveis pela maior taxa de mortalidade no Brasil e no mundo, sendo a pressão arterial um fator de risco conhecido e com possibilidade de controle. Algumas situações podem aumentar a pressão arterial, como envelhecimento, excesso de peso, ingestão excessiva de sal, consumo exagerado de álcool por período prolongado, sedentarismo e fatores genéticos.

Prevenção:

A prevenção com medidas não-medicamentosas, através de mudanças no estilo de vida, é fortemente recomendada. O controle do peso deve ser realizado através de um plano alimentar saudável. O consumo de alguns alimentos como óleo de oliva e canola, azeitona, amendoim e fibras, são estimulados por serem potencialmente benéficos na redução da pressão arterial e dos riscos cardiovasculares.

Deve-se reduzir a quantidade de sal ingerido. A atividade física deve ser de intensidade leve a moderada, pelo menos cinco vezes por semana por 30 minutos. Controle do estresse e interrupção do tabagismo são importantes. Conheça abaixo os exames úteis para avaliação inicial do paciente hipertenso:

Dosagens sanguíneas
Glicemia de jejum
Potássio
Ácido úrico
Creatinina
Colesterol total, LDL, HDL
Triglicérides
Urina
Urina rotina

Consulte seu médico para avaliações clínicas e recomendações de exames laboratoriais.

(Fonte: Instituto HP)